As motivações por trás do WSC, a evolução do congresso e as expectativas para 2026
- Marina Matos
- 7 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de abr.
Há muito tempo a segurança privada tem se consolidado como um dos temas de maior relevância no Brasil, sendo um reflexo não apenas da crescente demanda por serviços especializados, mas também da sua profissionalização e importância estratégica. Uma das maiores evidências dessa evolução é a própria existência da Fenavist, uma das poucas organizações de sua categoria em todo o mundo, que desempenha papel fundamental no fortalecimento do setor.
A partir desta perspectiva, no início do ano de 2000, surgiu a ideia do World Security Congress - WSC, que foi realizado no mesmo ano em Bangkok, na Tailândia. Quando o congresso foi idealizado uma de suas principais metas era promover o intercâmbio de informações e o crescimento coletivo por meio da troca de conhecimentos entre profissionais da segurança privada de diferentes partes do mundo. O tema de sua edição inaugural foi “A Participação da Segurança Privada na Administração dos Presídios”. O evento não apenas atendeu, mas superou as expectativas, gerando um impacto no setor que estimulou ainda mais o desenvolvimento e a inovação do próprio congresso.
Com o sucesso da primeira edição, o WSC chega em 2002 mais robusto, a organização ampliou a sua programação ao incluir uma exposição de empresas do setor de segurança, refletindo a diversidade crescente das demandas e das soluções da segurança privada. O foco do evento, que até então se concentrou na segurança no âmbito penitenciário, expandiu-se para outras áreas, incluindo a segurança patrimonial, empresarial, perimetral, de combate a sequestros, incêndios e muito mais. Essa ampliação do escopo possibilitou que o WSC se consolidasse como um evento de grande importância, não apenas no Brasil, mas também a nível global.

A cada edição, o congresso foi realizado em diferentes locais ao redor do mundo, promovendo um ambiente de diversidade e colaboração internacional e se mantendo fiel ao seu princípio de intercâmbio de informações.
Para 2026, primeira vez que o evento acontecerá em uma cidade que já o recebeu anteriormente, o congresso mantém a sua essência global através de sua programação, escolha dos palestrantes e também no esforço em reunir um número significativo de empresas e visitantes internacionais, proporcionando uma oportunidade única para que conheçam de perto o crescente e dinâmico mercado de segurança privada brasileiro.

É nesse cenário de contínua expansão, inovação e troca de experiências que o 6º World Security Congress se apresenta. O evento terá como principal objetivo promover o relacionamento e a troca de vivências entre os participantes, destacando trajetórias e conquistas que estão além do convencional.
As novas tecnologias estão transformando profundamente o setor de segurança privada, e o WSC visa inspirar os participantes com histórias e ideias inovadoras, que possam servir de exemplo e catalisador para futuras transformações no setor.