top of page
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Colaboração entre a segurança privada e a pública

  • Foto do escritor: Luana Spezia
    Luana Spezia
  • 13 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de abr.

Ainda na atualidade é comum imaginar que segurança privada e pública são segmentos separados e independentes, mas a realidade é que esses dois segmentos não só trabalham juntos com frequência como também se complementam de maneira muito benéfica para a segurança no geral.


Segurança pública é o compromisso do estado em garantir a segurança em todas as esferas da sociedade, aqui podemos incluir proteção de estradas, urbana, pessoas, aqui é onde atuam as polícias, guardas municipais, bombeiros. Já a segurança privada é uma prestação de serviços oferecidos por empresas, que oferecem segurança personalizada para as diferentes necessidades de seus clientes. Nesta categoria, podemos incluir segurança patrimonial, vigilância, controles de acesso e outras variedades.


forças da segurança privada no WSC Brazil
Segurança Privada

Atuações da Segurança Pública e Privada


A segurança pública atua de forma mais ampla, procurando garantir a segurança dos espaços sociais, espaços comuns, como ruas, praças e eventualmente atendendo chamados individuais que podem variar desde um furto até uma perturbação pública.


Já a segurança privada atua de maneira específica ao que é contratada, podendo se responsabilizar pela segurança de uma residência através de sistemas de alarme, monitoramento, sistemas antifurtos ou se certificando de que apenas pessoas cadastradas acessem determinada área, seja um condomínio ou algum departamento empresarial.


Colaborações entre a Segurança Pública e Privada


Através da colaboração entre estas duas vertentes da segurança, podemos alcançar resultados muito positivos. Uma das dinâmicas que estão cada vez mais presentes nas ruas brasileiras, é o auxílio oferecido pela segurança privada à pública através de postes de monitoramento espalhados pelas ruas. Uma tendência resultado do avanço tecnológico.


Os postes de monitoramento captam os movimentos e podem transmiti-los ao vivo para onde forem programados, possibilitando um tempo de resposta muito mais rápido, as imagens também podem serem fornecidas à polícia, tornando investigações e buscas muito mais assertivas.


Um exemplo dessa tecnologia é a CoSecurity, um sistema de monitoramento instalado na cidade de São Paulo. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apenas na cidade de São Paulo, a cada 1m42s um celular é furtado, geralmente esses furtos acontecem em vias públicas, quando o cidadão está caminhando, aguardando ônibus ou algum veículo de aplicativo.


poste de monitoramento
Poste de Monitoramento

Desde a instalação do serviço de monitoramento, a cidade de São Paulo registrou queda de 57% de casos de furtos e roubos de celulares no centro da cidade. A presença dos postes de monitoramento, além de efetivamente monitorar, também aumenta a presença da vigilância, servindo como um obstáculo no planejamento e execução desse tipo de crime.


Este é apenas um dos exemplos de sucesso que podem nascer da junção de forças entre segurança pública e privada no combate à criminalidade, manutenção da ordem e liberdade de ir vir de todos os cidadãos.

 
 
bottom of page