Geradores de Neblina, a mais atual tendência
- Luana Spezia
- 19 de jun.
- 3 min de leitura
Geradores de neblina não são máquinas de fumaça. Ao contrário do que pode parecer, os geradores de neblina não produzem fumaça e sim uma mistura de água com glicol (glicerina), que quando aquecida se transforma numa neblina atóxica.
A tecnologia por trás desse equipamento de segurança acompanhou as evoluções da indústria e foi otimizada para atender diversas necessidades, isso tudo sem fazer mal à saúde de pessoas, plantas, pets ou danificar equipamentos eletrônicos, já que a neblina liberada pela máquina não deixa resíduos. Há inclusive, algumas marcas que possuem um selo que garante que alimentos que entrarem em contato com a neblina, podem ser consumidos.

Esse produto já está bem estabelecido em países europeus, e tem encontrado espaço nos Estados Unidos e Canadá. No Brasil ainda há pouco conhecimento sobre o sistema, mas ele já está disponível e é tendência para os próximos anos.
Confira os principais benefícios do sistema:
Ação imediata: assim que ativado o gerador, a nuvem se forma rapidamente. Essa ação quase que instantânea já se configura como um obstáculo ao invasor e oferece uma ação de proteção imediata;
Dissuasão: como a resposta à invasão é muito rápida e impede que o criminoso consiga ver o que está ao seu redor, muitas vezes a neblina já é um entrave suficiente para o dissuadir;
Atóxica: a neblina não causa danos a pessoas, pets, plantas. Também não prejudica equipamentos eletrônicos, permitindo que o sistema seja instalado em servidores e escritórios. Além disso, se dissipa rapidamente após a desativação do gerador;
Fácil Integração: o sistema pode ser adicionado a circuitos de segurança já existentes, além de contar com uma alta compatibilidade de integração.
Inicialmente, os principais interessados em utilizar esse sistema de segurança para empresas eram instituições financeiras, bancos, porém, conforme o uso de cédulas foi diminuindo, o interesse dos criminosos foi migrando e passou a outros setores, como lojas de joias, celulares, equipamentos eletrônicos e transportadoras de valores.
Hoje, com sistemas de vigilância e monitoramento cada vez mais presentes em residências, também está aumentando a procura por esse sistema. Um dos grandes pontos positivos para quem quer instalar em sua residência ou negócio, é a integração, que facilmente pode ser incorporada a sistemas de alarme, sensores de movimento, assim como videomonitoramento.
É muito importante encontrar uma empresa bem recomendada, com uma equipe competente para realizar o procedimento, já que uma integração bem sucedida é fundamental para o bom funcionamento de toda a operação.
Entenda alguns pontos básicos sobre o funcionamento:
Ativação: os geradores podem ser ativados através de um acionamento manual ou automático. No caso de ser acionado automaticamente, ele pode estar integrado com um um sistema de detecção de intrusão (como circuito de alarme ou sensor de movimento);
Baixa Visibilidade: a neblina formada é densa e opaca. Além disso, é bem pesada e se espalha rápido pelo ambiente, deixando a visibilidade bem fechada, diferente da fumaça;
Duração: o tempo de duração da neblina pode variar entre marcas, e algumas empresas oferecem uma programação personalizada de duração.
Ainda que o sistema de neblina seja um ótimo recurso para complementar o sistema de segurança, sejam de pontos comerciais ou residências, há algumas considerações necessárias a serem feitas. O sistema só cumprirá a sua função se for adequadamente instalado e mensurado, ou seja, ambientes maiores exigem geradores com maior capacidade de produção de neblina, o que significa um maior investimento. Além disso, outro ponto a ser considerado é que a neblina pode comprometer registros de câmeras, dificultando flagrantes ou reconhecimento dos envolvidos.
De forma geral, o sistema é bem recomendado pelo mercado de segurança privada, mas alguns pontos merecem serem analisados no momento de avaliação. Uma ótima forma de pesar prós e contras é conhecendo o sistema pessoalmente, para isso você pode visitar algum fornecedor pessoalmente ou comparecer ao WSC Brazil, a 6a edição do congresso internacional de segurança privada acontecerá nos dias 22 e 23 de abril no Distrito Anhembi - São Paulo - e será uma ótima forma de conhecer as tendências do setor!