Inteligência Artificial e a segurança privada nas escolas
- Gustavo Côrtes
- 29 de mai.
- 2 min de leitura
Em 2023 foi lançado pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, um preocupante estudo e levantamento de dados intitulado “Ataques de violência extrema em escolas no Brasil: causas e caminhos”. O estudo evidencia, sobretudo, o aumento dos casos de ataques acontecidos em escolas nos últimos anos - entre 2022 e 2023.
O relatório analisa o desenvolvimento dos casos ao longo de 22 anos, sendo o primeiro caso a ser alistado de agosto de 2001, na Bahia. No total são 36 casos registrados, o que impressiona é que de todos esses, 21 deles, mais da metade, ocorreram entre fevereiro de 2022 e outubro de 2023. Os números são alarmantes e evidenciam a urgência que é encontrar medidas para reverter este quadro.

Equipamentos Tradicionais da Segurança Privada
Em 2022, quando o município de Blumenau - SC vivenciou um terror numa creche que foi invadida por um criminoso, a cidade viu brotar em todas as portas de escolas e creches uma figura que em muitas delas até hoje se mantém: o vigilante da segurança.
Até então ter um segurança na entrada da instituição era uma realidade exclusiva das escolas particulares, mas o ataque, e seu trágico resultado, criou uma necessidade urgente de aumentar a segurança dos alunos. Desde então, outras soluções da segurança privada passaram também a serem utilizadas, como câmeras de vigilância, portões eletrônicos, botões de pânico entre outras.
É inquestionável que esses sistemas são fundamentais para garantir e auxiliar a segurança, mas hoje, no entanto, outras ferramentas já estão sendo apresentadas no mercado e podem contribuir ainda mais na resolução da demanda por proteção.

IA na manutenção da segurança nas escolas
As novas tecnologias de IA permitem que comportamentos anômalos sejam identificados de forma automática, através de análise e comparativos de dados. Ao detectar um comportamento incomum, a tecnologia emite um alerta preventivo à central de monitoramento.
É o trabalho conjunto que permite uma resposta rápida e assertiva no tratamento desses casos. É na central que o comportamento é analisado e o alarme testa como positivo ou não. A partir daí, forças policiais são acionadas quando necessárias.
A IA também auxilia em questões mais cotidianas de segurança, desde a segurança pessoal até segurança perimetral, como é o caso de evitar aglomerações, o que é essencial para garantir a mobilidade em casos de emergências e evacuação.
Outro benefício da IA é que ela possui um sistema de busca forense, que permite localizar qualquer pessoa dentro da instituição. Essa busca pode ser realizada procurando por um rosto conhecido, ou ainda por características de vestimentas, por exemplo. Assim se a pessoa de interesse for alguém utilizando um boné, esse filtro é adicionado no software e ele localiza todas as pessoas que correspondam ao filtro, ou seja, no caso deste exemplo a IA localiza todas as pessoas que estiverem vestindo um boné.
Além disso, roubos, brigas entre os alunos, detecção de quedas, são possibilidades que a IA pode auxiliar a prevenir ou detectar. Com estas soluções, o controle dos espaços comuns das escolas é garantido de forma automática e mais eficaz.
Conheça mais sobre as novas tecnologias da segurança privada no WSC Brazil.