Muralha digital: entenda como funcionará sistema de reconhecimento facial em Blumenau
- Eduardo Sifuentes
- 8 de mai.
- 1 min de leitura
Medida foi anunciada pela prefeitura na manhã desta terça-feira (10/04/25) e processo licitatório deve ser lançado em breve.

A Prefeitura de Blumenau anunciou na manhã desta quinta-feira, 10, que avança nos estudos para implantar a ‘muralha digital’, um sistema com câmeras de monitoramento e inteligência artificial para realizar o reconhecimento facial e veicular, cujo objetivo é trazer mais segurança para o município.
“Ninguém mais vai entrar em Blumenau sem ser identificado”, frisou o prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, durante a apresentação realizada no Centro de Comando Operacional (CCO).
A ideia é que o sistema de reconhecimento facial atue em todo o município. Isso inclui as áreas ao redor das escolas, que, segundo o prefeito, formarão a muralha escolar. Por meio do sistema será possível identificar se o suspeito que circula nas redondezas dos educandários está portando alguma arma ou se ele é investigado ou condenado por crimes.
Essa é uma matéria da Seleção do WSC Brazil, para a ler na íntegra acesse aqui o conteúdo completo direto no portal do “O Município Blumenau”.