Soluções da segurança privada contra o impacto das mudanças climáticas
- Luana Spezia
- 24 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de abr.
Nas últimas semanas circularam em redes sociais vídeos de pessoas mostrando em seus celulares alertas da Defesa Civil - SP sobre fortes chuvas, riscos de alagamento, de deslizamento e indicando que as pessoas buscassem locais seguros.
A tecnologia utilizada pela Defesa Civil é eficaz em chamar a atenção, o alerta "salta" na tela, cobrindo qualquer outro aplicativo que esteja em uso no momento. A ferramenta utiliza um sistema de geolocalização, emitindo o sinal para os aparelhos que estejam próximos aos locais de risco.
Essa medida da Defesa Civil, além de tudo, também nos chama a atenção para uma nova realidade: temos mais um fator para considerar quando falamos em segurança privada. As ameaças agora também são naturais e temos um amplo mercado que precisa de auxilio. A hora é de estudo e planejamento, é o momento de pensar estrategicamente em maneiras de estender para a proteção contra desastres ambientais as soluções que já possuímos de segurança patrimonial, de vigilância e de monitoramento.

Vídeo Monitoramento
O monitoramento por vídeo, tão comum no setor de vigilância patrimonial, foi um dos primeiros recursos a ser direcionado para o auxilio com as questões ambientais. A captação dos vídeos mais a análise inicial por IA - Inteligência Artificial, têm sido importantíssimas para a comunidade científica, a combinação dessas duas ferramentas está possibilitando um processamento de grandes dados meteorológicos. A partir disso, a previsão de tendências está se tornando cada vez mais assertiva, promovendo a segurança de pessoas e bens.
Com o auxílio desses sistemas, as pessoas possuem mais tempo para responder a eventos climáticos extremos, como furacões e enchentes. Mas além disso, imagens de satélites também permitem mapear o desmatamento, recolher dados sobre poluição e ainda identificar áreas com risco de incêndio. Monitorar os oceanos também se torna algo muito mais factível diante dessas novas possibilidades.

Infelizmente, esses eventos de desastres ambientais são intensificados pelas mudanças climáticas e pelo uso inadequado do solo, gerando não apenas danos ao meio ambiente, mas também afetando a infraestrutura urbana e colocando vidas em risco. E estão se tornando presentes em situações do dia a dia, e notícias de alagamentos, enxurradas em lugares que até então não sofriam desses eventos estão cada vez mais comuns.
Assim, a lista de situações para as quais a segurança privada pode oferecer soluções de segurança patrimonial e pessoal se amplia, a prevenção e a resposta rápida a desastres naturais exigem a adoção de tecnologias avançadas, como sistemas de monitoramento em tempo real e a integração com equipes de emergência. Nesse contexto, a segurança privada se torna uma aliada crucial na proteção de bens e pessoas, tanto durante as ocorrências quanto no planejamento de medidas preventivas, contribuindo para a resiliência das comunidades frente a esses novos desafios.
Empresas que atuam nesse segmento estarão presentes na próxima edição do World Security Congress - WSC Brazil, evento que ocorrerá em 2026, no Distrito Anhembi em São Paulo nos dias 22 e 23 de Abril. Faça a sua inscrição e tenha acesso ao que há de mais moderno no setor.