top of page
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Visite São Paulo

Mais de 100 museus pela cidade, quase 150 bibliotecas, mais de 180 teatros. 

E mais ainda, a variedade gastronômica da cidade é invejável, não se trata apenas da alta cozinha, as tradições paulistanas são uma atração por si própria, seja um simples pastel de feira ou o famoso sanduíche de mortadela do Mercado Municipal - que já é um evento por si próprio.

Veja abaixo alguns programas imperdíveis!

Museus Marcantes

1. Pinacoteca do Estado

pinacoteca 01.jpg
pinacoteca 02.jpg

A Pinacoteca do Estado possui uma arquitetura que por si só já vale a visita, foi projetada no final do século XIX pelo arquiteto Ramos de Azevedo. É o museu mais antigo da cidade dedicado às artes visuais.

O museu abriga uma extensa coleção de pinturas, dentre elas, mais de 11.000 peças de arte brasileira. O acervo reúne trabalhos de artistas nacionais atuais e também obras representativas de Tarsila do Amaral, assim como de Cândido Portinari, Di Cavalcanti e outros.

Está localizada ao lado do Museu da Língua Portuguesa, um dos nossos programas imperdíveis, clique aqui para conferir!

Localização:

 

Praça da Luz, 2 - Luz, São Paulo - SP, 01120-010

2. MASP - Museu de Arte de São Paulo

Com a arquitetura de Lina Bo Bardi, o MASP é um dos cartões postais de São Paulo, sendo o museu mais visitado do Brasil. Considerado um dos espaços de arte mais importantes da América Latina, o MASP é um exemplar da arquitetura brutalista brasileira, é Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 

Além das mais de 10 mil peças que o museu abriga, também possui uma das maiores bibliotecas especializadas em arte de todo o país. No MASP você poderá encontrar peças de famosos artistas como Van Gogh, Renoir, Monet, Picasso, e também muitos autores brasileiros.

Localização:

 

Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-200

masp 01.jpg
masp 03.jpeg

3. Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa exibe suas exposições utilizando recursos tecnológicos atuais, suas instalações são inovadoras e os ambientes se integram e se separam através de luzes e sons.

O Museu da Língua Portuguesa é um dos primeiros museus do mundo dedicados a um idioma. Está situado numa estação de trem, a Estação da Luz, datada de 1901 e em pleno funcionamento. Vale a dobradinha!

Localização:

 

Praça da Luz, s/nº - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01120-010

mus lingua pt 02.jpg
mus lingua pt 01.jpg

4. Museu do Futebol

O brasileiro contado através do seu esporte do coração. O Museu do futebol está localizado no estádio municipal Paulo Machado de Carvalho. O museu conta como um esporte da elite inglesa, se tornou brasileiro, virando parte da história e da cultura nacional.

Possui a primeira biblioteca especializada em futebol no país. Além disso, conta com 15 salas temáticas que ajudam na narrativa de como esse esporte se desenvolveu no Brasil.

Localização:

 

Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu, São Paulo - SP, 01234-010

museu futebo 01.png
museu do futebol 02.jpg
mercadão.jpg
Hotéis e Gastronomia
Museus Marcantes
Programas

Programas Imperdíveis

1. Circuito da Luz

No centro de São Paulo, museus e arquitetura se reúnem num programa histórico. Há poucos metros se encontram:

1. Estação da Luz

A estação tem em sua história três períodos, inicialmente inaugurada em 1865, sua atual versão é resultado de uma reforma realizada pelo ano de 1900.  

No começo dos anos 2000 a estação passou ainda por mais uma reforma, com o intuito de abrigar o Museu da Língua Portuguesa.

2. Museu da Língua Portuguesa

Um dos primeiros museus dedicados ao estudo da língua, este museu se destaca não só por sua temática, mas também pela tecnologia que emprega em suas instalações e exposições.

3. Pinacoteca do Estado

O museu abriga uma extensa coleção de pinturas, mais de 11.000 peças de arte brasileira. Reúne trabalhos de artistas nacionais atuais e também obras representativas de Tarsila do Amaral, assim como de Cândido Portinari, Di Cavalcanti e outros.

4. Sala São Paulo

Essa sala de concerto é um dos palcos mais prestigiados do Brasil, é sede da OSESP - Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo. O prédio foi tombado como patrimônio histórico em 1999.

estação da luz.jpg

Estação da Luz

mus lingua pt 02.jpg

Museu da Língua Portuguesa

pinacoteca 01.jpg

Pinacoteca do Estado

sala são paulo.jpg

Sala São Paulo

2. Cultura na Paulista

Conheça a Avenida Paulista e imagine que há 30 anos esta avenida era repleta de jabuticabeiras que eram locadas por hora, sendo o programa de domingo à tarde de diversas famílias paulistanas.

1. Avenida Paulista

A avenida já é uma atração, percorra-a de ponta a ponta ou escolha um trecho para desvendar. Caminhe para ver lojas, centro culturais ou oportunidades gastronômicas, aqui há tudo.

2. Museu de Arte de São Paulo - MASP

Além das mais de 10 mil peças que o museu abriga, também possui uma das maiores bibliotecas especializadas em arte de todo o país. No MASP você poderá encontrar peças de famosos artistas como Van Gogh, Renoir, Monet, Picasso, e também muitos autores brasileiros.

3. Vão do MASP e Mirante da 9 de Julho

O museu abriga um vão com cerca de 74m² de largura, um conceito impressionante. Acomoda feiras, manifestações e shows. Ali também fica o acesso ao mirante da 9 de Julho.

4. Parque Tenente Siqueira Campos - Trianon 

Inaugurado apenas um ano após a abertura da avenida paulista, em seus 48 mil metros abriga duas trilhas, 135 espécies de vegetação. Destaque para o piso do parque, formado por pedras portuguesas.

mirante 09 de julho.jpg
parque trianon.jpg

Parque Trianon

avenida-paulista.jpg

Avenida Paulista

masp 01.jpg

MASP

Mirante 9 de Julho

3. Comida Paulistana

São Paulo oferece uma riqueza e variedade gastronômica incrível, mas aqui vai uma lista dos tipos de comida que são comuns no cardápio do paulistano.

1. Pão na Chapa

O famoso é o pão com mortadela, e com certeza vale a pena provar, mas no dia a dia, o que não pode faltar é o pão na chapa, com manteiga ou requeijão. Um cafezinho no copo americano completa o combo.

2. Prato Feito 

Se alguém fundou o prato feito, deve ter sido o paulistano. Aqui o prato feito vem em pratinhos de alumínio (um para a salada, outro para o arroz, batata frita e carne) mais a cumbuca de feijão. 

3. Virado à Paulista

O prato surgiu com os bandeirantes em suas expedições, que junto de suas ferramentas levavam feijão cozido, habitualmente sem sal, para não endurecer, farinha de milho, carne-seca e toucinho. Com o chacoalhar da andança, os ingredientes ficavam virados ou revirados.​

pão na chapa.jpg

Pão na Chapa

restaurante pf.jpg

Prato Feito

Virado à Paulista.jpg

Virado à Paulista

Impossível deixar o Ibirapuera e seus arredores de fora dessa tour. Conheça o parque e a arquitetura desenhada por Oscar Niemeyer que acompanha o complexo!

1. Ibirapuera, Auditório e Oca

Conhecer todos os cantinhos do Ibirapuera já significaria alguns pares de dias, se o tempo é curto, além de conhecer a beleza do parque, vale a pena dar uma volta por perto dessas construções tão características que são o Auditório e a Oca, ambos contribuições de Oscar Niemeyer.

2. Museu de Arte Contemporânea - MAC

O museu está instalado em um complexo arquitetônico desenhado por Oscar Niemeyer, há uma passarela que conecta o parque ao museu. Além das mais de 10 mil obras, o museu também abriga uma das vistas mais legais da cidade em seu mirante no último andar.

3. Museu Afro Brasil

É um museu histórico que busca, através de um olhar atento, falar da ancestralidade negra brasileira. Tem como missão a desconstrução de estereótipos, a valorização da cultura negra e a preservação de memórias.​

4. Ibirapuera Arquitetônico

oca3612.jpg

Interior da Oca

Captura de tela 2025-02-24 152744.png

MAC

museu-afro-brasil-01.jpg

Museu Afro Brasil

bottom of page