top of page
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Segurança em hotéis e hospedagens

  • Foto do escritor: Luana Spezia
    Luana Spezia
  • 7 de jun.
  • 3 min de leitura

A crescente preocupação com requisitos mínimos de segurança é uma realidade cada vez mais presente em diversas áreas e segmentos, incluindo setores de hospitalidade como restaurantes, shoppings, assim como setores de viagens, por exemplo, transporte e hospedagem.


A segurança privada fornece uma variedade de ferramentas para garantir a proteção destes locais e seus frequentadores. Suas soluções cada vez mais modernas e inovativas são essenciais e podem atuar de diferentes formas: 


  • Segurança de bens, evitando que hóspedes tenham seus pertences furtados;

  • Segurança pessoal, protegendo os hóspedes e funcionários do trauma de presenciar uma situação perigosa;

  • Segurança patrimonial, garantindo o seguro patrimonial do bem;

  • Proteção de Dados, oferecendo um local digital seguro para armazenar a informação de hóspedes do estabelecimento.


segurança pessoal

Estar por dentro de tendências e conhecer o que há de novo no mercado é importantíssimo, assim é sempre necessário procurar informações sobre tendências. Revistas, sites de notícias da área de segurança e feiras e congressos como o World Security Congress, são ótimas maneiras de acompanhar o que está acontecendo. Veja abaixo alguns equipamentos e serviços que já existem e estão disponíveis:


Controles de Acesso: 

As ferramentas de controle de acesso já são variadas, podem ser implementadas através de controle de reconhecimento facial, cartões, biometria, senhas, fechaduras eletrônicas, tags.


O sistema permite inúmeras aplicações, como, por exemplo, a criação de áreas restritas de acesso, ou programações que permitem que os hóspedes tenham acesso apenas ao andar do quarto em que estão, além das áreas em comum, diminuindo a área de movimentação dentro do estabelecimento.


Monitorização e Câmeras de Segurança

Câmeras de vigilância são um ótimo recurso para monitorar os espaços da hospedagem. O sistema auxilia no monitoramento das áreas do estabelecimento e quando combinado com um sistema de inteligência artificial, pode realizar uma análise de dados rápida e precisa, prevendo comportamentos a partir de leituras corporais.


Quando algo é captado através das câmeras, o tempo de resposta e socorro é reduzido drasticamente, o que agiliza a ação frente ao evento. Além disso, as filmagens podem ser utilizadas como provas, promovendo maior segurança e prevenção de novas ocorrências.

câmera de vigilância

Alarmes: 

Alarmes são ótimas ferramentas na construção de um ambiente seguro uma vez que comunicam que algo grave está acontecendo, independente da ordem da ocorrência, todos ficam em estado de alerta.


Hoje, já é possível encontrar alarmes integrados a outros sistemas protetivos, com variadas configurações, como por exemplo, alarmes sonoros e alarmes de luz. 


O que considerar na hora de escolher o sistema de segurança para o seu estabelecimento


Tipo de estabelecimento

As necessidades de segurança de um hotel são diferentes da necessidade de segurança de uma hospedagem B&B. A dinâmica dos dois modelos de negócios são distintas, o que resulta em necessidades diferenciadas.


A complexidade e integração de um hotel é muito mais ampla do que de um estabelecimento de locação de curta temporada, por exemplo. Estudar os pontos sensíveis do estabelecimento é fundamental. 


Valor para investimento e Objetivos

Como citado anteriormente, dentro de um estabelecimento há diferentes demandas e cada necessidade demanda soluções distintas. Já existem soluções integradas que preveem a proteção de hóspedes, de bens e proteção patrimonial, mas nem sempre é possível fazer um grande investimento que vá acomodar todas as necessidades de uma única vez. Dessa forma, é importante definir as prioridades de segurança e verificar quais serão atendidas inicialmente.


Tamanho e Localização do Imóvel

Espaços maiores exigem mais equipamento, maior cobertura, mais profissionais especializados. Da mesma forma, locais mais perigosos, em regiões mais violentas acabam demandando maior atenção e investimento em sistemas de proteção. O importante aqui é analisar qual sistema comporta melhor as necessidades do estabelecimento.


Treinamento e manutenção

Além da contratação e compra de equipamentos, algo que também precisa ser considerado é a necessidade de ter funcionários treinados para lidar com o sistema. É preciso que as pessoas saibam operar o sistema, o que acaba impactando na forma de contratação. Da mesma forma, também é preciso considerar que o sistema exigirá um investimento de manutenção que até então não existia.

segurança por câmera

Os benefícios de poder oferecer um ambiente seguro para hóspedes é inquestionável. Sistemas, equipamentos e Empresas de Segurança Privada são ótimas formas de alcançar este objetivo. Assim são reduzidos os riscos de intrusões, roubos e outros incidentes, proporcionando maior tranquilidade aos hóspedes e equipe. Para continuar esta conversa, atenda ao WSC Brazil, congresso da área de segurança que acontecerá no Distrito Anhembi, nos dias 22 e 23 de abril de 2026. Nos vemos lá?


 
 
bottom of page